Meias

Pés Quentes
Em geral as meias são feitas com 4 agulhas e podem ser compridas, 3 / 4 ou curtas.
Aqui vemos vários tipos de meias confeccionadas com 4 ag.

Material: 1 jogo de agulhas para meia 3 ½ ; 3 novelos de lã de 4 fios; 70 cm de elástico.

Pontos Empregados: Meia e tricô.
Ponto Fantasia :
1ª carr.: * 3 t. 1 m. 3 t. 2 m.*. 2ª carr.: * 3 t. 1 m. 3 t. 1 m. laçada 1 m. *. 3ª carr.: * 3 t. 1 m. 3 t. 3 m. (passar o 1º ponto de meia sobre os outros 2 pontos de meia) *. Repetir sempre as explicações entre * e *. Voltar à 1ª carreira.

Amostra: Um quadrado de 5 cm. corresponde a 14 pontos e 20 carreiras.

Execução: Esta meia tem várias partes.
Perna:  Montar 81 pontos e dividi-los em 4 ag., fazer 3 cm em m., 1 carr.; em ponto “dente de gato” (3 pontos juntos em laçada) mais 3 cm em m. Iniciar o ponto fantasia, rematando cada 8 carr., 1 ponto de cada lado do ponto central da barriga da perna. A 36 cm do começo, tendo 55 pontos, dividir o trab. em duas partes (28 p., para o peito do pé e 27 p. para o calcanhar).
Calcanhar: Este é feito em 2 ag., em p.m. (com carreiras de ida e volta); Tricotar 4 cm e dividi-los depois em 3 partes iguais: (27 : 3 = 9 pontos). Deixar os 9 primeiros e os 9 últimos p. em suspenso, trab. somente com os 9 p. centrais.          Ir retomando 1 p. de cada lado dos pontos centrais até acabarem os pontos dos lados que ficaram em suspenso. Lev. horizontalmente do lado do calcanhar, 10 p., de cada lado, retomando os pontos que se acharem à espera, no peito do pé. Continuar em 4 ag. trab. o peito do pé em ponto fantasia e a sola em p. m., rem. 1 p. de cada lado na junção entre o ponto fantasia e o p.m., repetindo as diminuições a cada 8 carr. ( 7 vezes). A 17 cm do começo do calcanhar ao pé, iniciar a ponta do pé, feita tôda em p.m.,
Ponta do pé: Rem. 1 p. para acertar o número de pontos para as diminuições, ficando em 60 pontos. Reparti-los em 6 partes iguais e ir rematando 1 p., cada carr. (4 vezes); 1 p. cada carr.; até ficarem 6 p. Passar um fio nestes e puxar. Dobrar a barra na carr. de “dente de gato”, costurar e enfiar o elástico.


Confecção: Dificuldade média

Nenhum comentário:

Postar um comentário